Ao subscrever, está a aceitar receber as nossas comunicações periódicas via e-mail de acordo com a nossa política de privacidade.

Saúde em Portugal, opções para uma causa pública
Estudo Causa Pública
António Faria Vaz
Francisco Ramos
Guadalupe Simões
Isabel do Carmo
Isabel Prado e Castro
Jennifer Santos
Joana Mira Godinho (coordenação)
João Correia da Cunha
João Durão Carvalho (coordenação)
João Oliveira (coordenação)
Julian Perelman
Lucas Manarte
Manuela Silva (coordenação)
Maria Augusta Sousa
Mário Macedo
fevereiro 2025
Este documento analisa a saúde dos portugueses e a organização do Serviço Nacional de Saúde, destacando desafios e temas prioritários para debate público e futuras propostas. O objetivo é melhorar a abrangência, o acesso e a qualidade dos cuidados.
Entre os desafios, incluem-se o envelhecimento da população, o impacto da pandemia e da Troika, a evolução tecnológica, a suborçamentação do SNS e a erosão de recursos humanos. Também se observa um crescente investimento privado e uma narrativa de degradação do SNS que incentiva a privatização.
A saúde é essencial para uma sociedade inclusiva, exigindo políticas integradas, uma rede de cuidados estruturada e um sistema eficiente, centrado nas pessoas. O SNS, financiado pelo Orçamento do Estado, tem sido um pilar de igualdade social, mas enfrenta dificuldades em garantir acesso equitativo e qualidade.
Neste contexto, defendemos o fortalecimento do SNS e rejeitamos a sua redução a um modelo minimalista e assistencialista. Apresentamos recomendações em 15 áreas, incluindo financiamento, valorização dos profissionais, sustentabilidade e organização dos cuidados.
Ler o estudo