Ao subscrever, está a aceitar receber as nossas comunicações periódicas via e-mail de acordo com a nossa política de privacidade.

A descomplexificação económica da Área Metropolitana de Lisboa
Estudo Causa Pública
Coordenação: Guilherme Rodrigues
Equipa de redação: Ana Drago, João Reis, Guilherme Ferreira e Nuno Serra
novembro 2024
Na última década os preços da habitação têm crescido muito acima do ritmo salarial. A Área Metropolitana de Lisboa tem sido o epicentro desta crise da habitação.
Este é o segundo de uma série de três relatórios que analisam a atual crise habitacional portuguesa, que detalha as suas características e avalia o seu impacto na economia e na sociedade. Identificamos as causas por forma a tornar possível apresentar novas propostas de política pública para solucionar o problema.
Este relatório foca-se na evolução da estrutura da economia da Área Metropolitana de Lisboa. O relatório argumenta que a divergência em indicadores socioeconómicos da Capital-Região face ao resto do país não pode ser dissociado desta crise. O modelo de crescimento dos últimos anos é, simultaneamente, uma causa da crise habitacional e um fator que limita o crescimento da competitividade da Área Metropolitana de Lisboa. Por fim, o aumento dos custos habitacionais é analisado na ótica da competitividade face a outras áreas metropolitanas europeias.